Português

Exito en un Ambiente MulticulturalPara sugerir uma correção, faça o Login

Inteligência Cultural:  essencial para liderança

En fevereiro 2015 presente no assunto do intercultural comunicação pela um grupo em Oslo a NIN, Norway International Network.  O titulo do apresentação foi “Como Ser Bem Sucedido em um Ambiente Multicultural?”  Pela definir exitoso, quero dizer as interações com gente do outros culturais no nível social (no senso do gozar a companhia do gente do outros culturais) e também profissional (no senso do trabalhar com facilidade com gente do outros culturais).

Pela começar, comecei com umas ferramentas que podiam apresentar e que podem estar interessantes pela gente buscando mais informação.  Geert Hofstede, nasceu na Nederland em 1928, e introduce o seu teoria dos dimensões culturais.

Originalmente Geert Hofstede estava trabalhando pela IBM en os anos 60 e queria criar mais sucesso com o personal em os muitos países onde IBM temia negócios.  Então, Hofstede pense dos factores que pode influenciar as relaçoes em culturas diferentes.

Sao cuatro dimensões particularmente interesante… poder – distancia, individualismo – colectivismo, masculinidade – feminidade, e o ato de evitar incerteza.

Mais recentemente um organização finlandês, que se chama Itim, en parte fundido por Professor Dr. Geert Hofstede,  tem registrado o domicilio geert-hofstede.com com a permissão do Geert Hofstede pela apresentar um examen do cultura.  Agregaram duas novas dimensões: pragmatismo e orientação a longe duração como dos novas dimensões.

A segunda parte do apresentação foi o Lewis Model do Richard D. Lewis, um poliglota ingles que tem vários livros publicados, incluídos “Humour across Frontiers”  “When Cultures collide”  “When Teams Collide” e “Cross Cultural Communication”  No pagina crossculture.com tem mais informação.

No Lewis Model, tem uma lista dos países no mundo com três cores distintas: azul, vermelho e amarelo.

Azul e pela cultura linear-activa: fresco, factual, onde sao planificadores decisivos, como Alemania e Suiza.

Vermelho e pela cultura multi-activa: quente, emocional, loquaz, impulsivo, como Brazil, Chile, Argentina, Mexico o America Hispanica.

Reactiva: cortês, amigável, acomodatício, comprometedor, bom ouvinte, como em Vietnam, o também um poco menos em China o Japão.

Que são as limitações das ferramentas mencionadas?  Que não sobre-estimar o subestimar a cultura nacional.  Temos que considerar também facturas como personalidade, sub-culturas, demográfica, habilidade cognitiva, inteligência cultural, auto-consciência cultural, o as experiências global no mundo do trabalho.

Linn Van Dyne, Soon Ang e Christine Koh tem um articulo em 2009 Cultural Intelligence, Measurement and Scale Development.  A base de isso, tem o Centro de Inteligência Cultural com a pagina na Internet culturalq.com onde tem avaliações via Internet.  Tem também mais confiança pela fazer sucesso no ambiente multicultural gracies a ferramentas e sessões de treinamento.

Tara Wersing e Rachel Clapp-Smith tem o articulo em 2013 Developing global leaders through self-awareness. Escrevem sobre a importância do auto-consciência cultural, que é a capacidade de identificar a influencia da educação cultural em crenças pessoais e valores que formam as expectativas com respeito sobre que coisa e considerada comportamento normal.

Posso dizer que a a inteligência cultural consiste da três partes:

  1. capacidade de conocer o mismo
  2. capacidade de conocer os outros
  3. capacidade de levar em conjunto

Joyce S. Osland, Allan Bird, June Delano e Mathew Jacob escrevem um articulo que se chama Beyond Sophisticated Stereotyping: Cultural Sensemaking in Context.  Stages of Sense-Making (use of sophisticated stereotypes) que inclui a idea de um Mentor Cultural.

Em conclusão, pela tenir sucesso en um ambiente multicultural, posso dizer que é importante de não so incluir teorias como Hofstede o Lewis, mas também outros factores como a personalidade, habilidade cognitiva, demográfica, experiência laboral global, personalidade, inteligência cultural.  Podemos pensar sempre do modelo iceberg, onde muitos aspectos culturais são escondidos na agua e não são imediatamente visíveis.  Outros aspectos são individuais, então realmente únicos a uma certa pessoa.

É a sua capacidade em Português melhor do que o meu? Registe-se e comentar este artigo.

Fazer uma sugestão








Close suggestion window?



No suggestions found for this article

About the author

Dimitris

Add Comment

Click here to post a comment

Login

Existing Users Log In
 Remember Me  

Register

New User Registration
*Required field